A influência dos Estudos Culturais nas pesquisas de David Buckingham sobre educação midiática

Autores

Palavras-chave:

Estudos Culturais, David Buckingham, Mídia, Educação Midiática

Resumo

A tradição dos Estudos Culturais britânicos na pesquisa em comunicação tem uma trajetória influente na área de mídia e educação. David Buckingham é um pesquisador inglês que utiliza esse campo de investigação para compreender a produção de sentido de crianças e jovens a partir do consumo midiático e os desdobramentos desta atuação no sistema social. Diante disso, este artigo pretende trazer um panorama sobre os Estudos Culturais britânicos e sua aplicação na produção acadêmica de Buckingham relacionada às pesquisas na área de educação midiática. Como inferências iniciais, observou-se a existência do predomínio de pesquisas qualitativas e empíricas sobre mídia que privilegiam a análise de audiência de grupos sociais ativos compostos por crianças e adolescentes, até então pouco explorados nas perspectivas dos Estudos Culturais, contribuindo para a compreensão das potencialidades da educação midiática na formação de cidadãos críticos e conscientes sobre as inter-relações da sociedade com os fenômenos culturais e comunicacionais.

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Biografia do Autor

Egle Müller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Docente de Jornalismo e do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM/SP. Coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação, Literacia Digital e Consumo e vice-coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega.

Isabela Afonso Portas, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM ESPM), bolsista CAPES - PROSUP. Integrante da Cátedra Maria Aparecida Baccega.

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Publicado

18-12-2022

Como Citar

Müller Spinelli, E., & Afonso Portas, I. (2022). A influência dos Estudos Culturais nas pesquisas de David Buckingham sobre educação midiática . Revista Eco-Pós, 25(3), 217–239. Recuperado de https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27803