Estudos Quare e Crítica Queer of Color

lentes interseccionais para os estudos publicitários

Autores

  • Francisco Leite ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27787

Palavras-chave:

Estudos Quare, Crítica Queer of Color, Interseccionalidade, Publicidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é fomentar uma discussão sobre o potencial que o aporte dos estudos quare e da crítica queer of color pode ofertar para apoiar as pesquisas em publicidade que buscam assegurar e desenvolver em seus processos e estratégias analíticas as perspectivas interseccionais de raça, gênero, sexualidades, entre outros marcadores sociais. Dessa forma, direcionada por uma pesquisa bibliográfica, este texto apresenta e salienta algumas noções conceituais dos principais preceitos dessas abordagens teóricas, que se colocam como intervenções críticas ao movimento e as produções acadêmicas queer tradicionais.

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Biografia do Autor

Francisco Leite, ECA/USP

Doutor  em  Ciências  da  Comunicação  pela  ECA-USP,  com  estágio  de  doutoramento  PDSE/CAPES  na  Universidade de Trento e na Universidade de Bolonha (Itália). Pós-doutorado em Comunicação e Consumos na USP, com bolsa FAPESP (2019-2021). É pesquisador vice-líder do grupo de pesquisa ArC2 - Estudos Antirracistas  em  Comunicação  e  Consumos  ECA-USP/CNPq.  Autor  de  “Publicidade  contraintuitiva: inovação no uso de estereótipos na comunicação” (2014), coorganizador e autor de “Publicidade Antirracista: reflexões, caminhos e desafios” (2019), obra finalista do prêmio Jabuti 2020. E-mail: leitefco@gmail.com

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Publicado

18-12-2022

Como Citar

Leite, F. (2022). Estudos Quare e Crítica Queer of Color: lentes interseccionais para os estudos publicitários. Revista Eco-Pós, 25(3), 385–412. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27787