Fotocopiar fotocópias na fotocopiadora

Apropriação e ressignificação de meios, materiais e processos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27746

Palavras-chave:

eletrografia, copy art, colagem, détournement, desvio

Resumo

Enquanto práticas de apropriação material, transferência sígnica e ressignificação performativa, eletrografia e copy art questionam diretamente os conceitos de original e cópia. Este artigo procura evidenciar o modo como estas práticas artísticas assentes na cópia dialogam com a noção de colagem, determinante no século XX, de igual modo acolhendo o conceito de “détournement” como aproximação a uma descrição do gesto radical de apropriação e ressignificação presente em vários trabalhos produzidos por artistas portugueses.

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Biografia do Autor

Bruno Ministro, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

Bruno Ministro é investigador júnior no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (U. Porto). É doutorado em Materialidades da Literatura (U. Coimbra). Desde 2017, é coeditor do Arquivo Digital da PO.EX (U. Fernando Pessoa). Tem colaborado em projetos e eventos relacionados com literaturas modernas e contemporâneas (U. Algarve, U. Bergen, U. Vigo). A sua investigação tem sido dedicada sobretudo aos estudos da intermedialidade, testando teorias e metodologias de intersecção entre os estudos literários, a teoria dos meios e os estudos culturais.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Ministro, B. (2021). Fotocopiar fotocópias na fotocopiadora: Apropriação e ressignificação de meios, materiais e processos. Revista ECO-Pós, 24(3), 224–245. https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27746