Novas apropriações da comunicação urbana:
Intervenções de arte da rua para o Instagram
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27714Palavras-chave:
Fotografia, Comunicação, Arte Urbana, CidadesResumo
O espaço urbano caracteriza-se, dentre outras coisas, pela profusão dos diferentes grupos que abriga. Tal diversidade é perceptível através dos conflitos existentes nos fluxos, na ocupação dos espaços e em hábitos culturais, manifestos em ações populares ou em intervenções urbanas permanentes. Com a exigência do isolamento e do distanciamento social motivados pela pandemia da covid-19, as interações entre as pessoas e a cultura das cidades foram profundamente modificadas. O fluxo de pessoas nas ruas, da mesma maneira, também foi alterado, de modo que até mesmo a percepção da arte urbana já não se dá pelos mesmos mecanismos. Nesse sentido, a fotografia tem sido um veículo de propagação da arte e da cultura urbana, revelando os conflitos presentes nas manifestações artísticas desenvolvidas no espaço urbano, principalmente através de redes sociais, como o Instagram. Este artigo analisa a fotografia como veículo de comunicação e ressignificação das cidades através das representações de intervenções artísticas urbanas.
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