Padrões de performance no Instagram na experiência de adolescentes goianos
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27666Palavras-chave:
Padrões de performance, Adolescentes, InstagramResumo
Discutimos neste artigo resultados de uma pesquisa empírica com adolescentes de 15 a 17 anos, que abordam o uso social da internet em que usuários compartilham conteúdos sobre eles mesmos. Apresentamos aqui um recorte analítico voltado às percepções dos entrevistados sobre o estabelecimento de padrões de performance nas postagens em que há o compartilhamento de si, especialmente na plataforma Instagram. O objetivo é discutir quais são esses padrões e como eles são percebidos e estabelecidos, a partir da prática pessoal dos adolescentes. Para tanto, realizamos aproximações etnográficas, com entrevistas individuais em profundidade, discussões em grupo e observação participante. Os resultados indicam que na experiência de compartilhar-se, o que prevalece são as práticas de fazê-lo de modo idealizado, em termos de beleza, comportamento e renda. Os adolescentes reconhecem e questionam esses padrões, mas a maioria deles se abstém do engajamento direto nos circuitos de forma tão pessoal.
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