Jornalismo de soluções como estratégia de política editorial na multiplataforma do bicentenário The Guardian
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27651Palavras-chave:
Jornalismo, Inovações, Problemas sociais, Saúde, The GuardianResumo
Este artigo explora uma vertente emergente no jornalismo contemporâneo, denominada Jornalismo de Soluções, como inovação de práticas jornalísticas sob a perspectiva de experiências e representações sociais mais inclusivas. A partir do quadro teórico de comunidade interpretativa, e suas relações com conceitos de noticiabilidade e valores-notícia, adota-se uma metodologia experimental híbrida para seleção, tratamento e análise de reportagens sob a temática da saúde publicadas entre os anos de 2011 e 2019 na multiplataforma do jornal britânico The Guardian, que completa 200 anos de publicação ininterrupta em 2021. Os achados sugerem que embora as reportagens enderecem, de fato, a relação problema-resposta em diferentes contextos internacionais, não se configuram como evidências de soluções, temporárias ou permanentes, relativas ao tratamento da raiz de problemas societais sistêmicos.
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