O sentimento que nos faz irmãs: construções discursivas da sororidade em mídias sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i3.27601

Resumo

A palavra sororidade, uma espécie de sentimento de irmandade entre mulheres, sequer chegou aos dicionários, mas já motiva uma série de textos ativistas, jornalísticos e publicitários dispersos na internet. Neste artigo, faço uma análise do discurso foucaultiana das definições de sororidade presentes nos links mais compartilhados sobre o tema em sites de redes sociais. Dois eixos são explorados: a associação do conceito ao campo semântico dos sentimentos, especialmente à empatia; e as diferentes origens atribuídas à sororidade, vista ora como parte de uma essência feminina, ora como resultado de uma postura ético-política desenvolvida a partir da sociabilidade entre mulheres. A investigação do conceito revela, a partir de uma perspectiva de gênero, o nexo entre sentimentos, moralidade e política em processos comunicacionais contemporâneos.

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Biografia do Autor

Tatiane Leal, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Pesquisadora de Pós-Doutorado do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), vinculado à Fiocruz, com bolsa Faperj. Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ.

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Publicado

24-12-2020

Como Citar

Leal, T. (2020). O sentimento que nos faz irmãs: construções discursivas da sororidade em mídias sociais. Revista Eco-Pós, 23(3), 139–164. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i3.27601