Nossas categorias estéticas
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i3.2760Resumo
Sianne Ngai desenvolve um argumento acerca de nossas categorias estéticas atuais. Para Ngai, o bobo, o interessante e o fofo revelam-se importantes para o estudo da cultura contemporânea pois apontam para os processos mais socialmente impostos do capitalismo: a produção (no caso do bobo), a circulação (no caso do interessante) e o consumo (no caso do fofo). Além disso, esta tríade cotidiana também expressaria como a experiência estética tem sido transformada pelo mundo hipermercantilizado do capitalismo tardio, endereçando, portanto, problemas de longa data para a teoria da estética que ainda persistem nos dias de hoje. Dialogando com Jameson e Schlegel, entre outros, a autora investiga essas três categorias triviais, porém onipresentes em nossa cultura contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.