Lugar de mulher é no YouTube: o feminismo popular de influenciadoras digitais socialmente engajadas

Autores

  • Simone Evangelista Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i3.27599

Resumo

O artigo analisa a disseminação de debates sobre os feminismos em plataformas digitais a partir da atuação de influenciadoras digitais socialmente engajadas, que têm a produção de conteúdos sobre o tema como elementos centrais de sua presença on-line. À luz de debates sobre as reconfigurações da atuação política em ambientes digitais e disputas pela identidade feminista na cultura do consumo, discutimos as representações do feminismo em três canais no YouTube: Afros e Afins, Jout Prazer e Nunca te Pedi Nada. Os resultados apontam para a necessidade de repensar a noção de feminismo popular a partir de nuances mais diversas e complexas.

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Biografia do Autor

Simone Evangelista, Universidade Federal Fluminense

Bolsista de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Cultura e Tecnologias da Comunicação (LabCult/UFF).

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

Evangelista, S. (2020). Lugar de mulher é no YouTube: o feminismo popular de influenciadoras digitais socialmente engajadas. Revista Eco-Pós, 23(3), 185–209. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i3.27599