Arrisque tudo ou nada. Sobre jogo e arte a partir de uma propaganda da Nike

Autores

  • Mariana Lage Miranda Universidade Federal do Pará Professora-pesquisadora PNPD-Capes

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i3.2485

Resumo

Este trabalho propõe contrapor o conceito de jogo a certa vertente da arte contemporânea, discutindo dois tipos distintos de experiências estéticas, tendo como metáfora de análise uma propaganda da Nike divulgada por ocasião da abertura da Copa do Mundo de Futebol da Fifa, no Brasil, em 2014. Essa contraposição propõe pensar em que medida existe espaço, no pensamento estético e na produção contemporânea, para o contingente e o prazer, e em que medida o artifício de argumentos e explanações teóricas serve para tornar a arte um jogo demasiadamente sério. O presente artigo também se pergunta se o jogo seria um modo possível de pensar a ausência de artifício na arte de hoje.

PALAVRAS-CHAVE: jogo; arte contemporânea; experiência estética; Gumbrecht; Zumthor

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Biografia do Autor

Mariana Lage Miranda, Universidade Federal do Pará Professora-pesquisadora PNPD-Capes

Mariana Lage Miranda é pós-doutoranda em filosofia pela UFPA. Doutora em Estética e Filosofia da Arte pela UFMG (2011-2015), pesquisa e escreve sobre arte contemporânea, performance e experiência estética. É autora dos livros "No dorso do leão" (2013) e "Haikais de (não) amor & outras coisas" (2015). 

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Publicado

28-12-2015

Como Citar

Miranda, M. L. (2015). Arrisque tudo ou nada. Sobre jogo e arte a partir de uma propaganda da Nike. Revista Eco-Pós, 18(3), 116–125. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i3.2485