Arrisque tudo ou nada. Sobre jogo e arte a partir de uma propaganda da Nike
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i3.2485Resumo
Este trabalho propõe contrapor o conceito de jogo a certa vertente da arte contemporânea, discutindo dois tipos distintos de experiências estéticas, tendo como metáfora de análise uma propaganda da Nike divulgada por ocasião da abertura da Copa do Mundo de Futebol da Fifa, no Brasil, em 2014. Essa contraposição propõe pensar em que medida existe espaço, no pensamento estético e na produção contemporânea, para o contingente e o prazer, e em que medida o artifício de argumentos e explanações teóricas serve para tornar a arte um jogo demasiadamente sério. O presente artigo também se pergunta se o jogo seria um modo possível de pensar a ausência de artifício na arte de hoje.
PALAVRAS-CHAVE: jogo; arte contemporânea; experiência estética; Gumbrecht; Zumthor
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Teoria Estética. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2008.
GADAMER, Hans Georg. Verdade e Método. tradução Flávio Paulo Meuer. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.
GUMBRECHT, H. U.. “To be quiet for a moment”. In: BARSCH, Achim; RUSCH, Gebhard; VIEHOff, Reinhold; BLOCK, Friedrich W. (eds.). Festschriftenprojekt S.J.Schmidt. CD. Halle 2000.
GUMBRECHT, H. U.. Elogio da beleza atlética. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GUMBRECHT, H. U.. Produção de Presença. o que o sentido não consegue transmitir; tradução Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. Puc-Rio, 2010.
GUMBRECHT, H. U.. “Graciosidade e Jogo: por que não é preciso entender a dança”. In: Graciosidade e estagnação: ensaios escolhidos. Introdução e organização Luciana Villas Boas. Tradução Luciana Villas Boas e Markus Hediger. Rio de Janeiro: Editora Contraponto; Editora Puc-Rio, 2012.
GUMBRECHT, H. U.. “Der Schone Spielzug”. In: Tages Anzeiger, publicado em 17 de junho de 2014. Disponível em http://www.tagesanzeiger.ch/kultur/diverses/Der-schoene-Spielzug/story/15876231 Acessado em 24 de agosto de 2015.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996.
PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego por Bernardo Soares. Vol. I. Lisboa: Ática, 1982.
SONTAG, Susan. Against Interpretation and other essays. New York: Farrar, Straus & Giroux, 1966.
WELLBERY, David E. “Contingency”. In: FEHN, Ann; HOESTEREY, Ingeborg; TATAR, Maria. Neverending stories: toward a critical narratology. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1992.
ZUMTHOR, Paul. “Body and Performance”. In: GUMBRECHT, H. U.; PFEIFFER, K. L. Materialities of Communication. Stanford: Stanford University Press, 1994.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo: entrevistas e ensaios; tradução Jerusa Pires Ferreira, Sonia Queiroz. Cotia (SP): Atêlie Editorial, 2005.
ZUMTHOR, P.. Performance, recepção, leitura. Tradução Jerusa Pires Ferreira. SP: Cosac Naify, 2007.
“The Last Game” [video]. Disponível em http://youtu.br/ly1rumvo9xc. Acessado em 24 de agosto de 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.