A estética do documentário contemporâneo sobre a ditadura militar brasileira

Autores

  • Helena Antonini Stigger PUCRS
  • Cristiane Freitas Gutfreind Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.2482

Resumo

O presente artigo busca compreender como os documentários contemporâneos relatam os testemunhos traumáticos da ditadura militar brasileira através de conteúdos políticos, transformando as experiências biográficas em representações históricas e coletivas. Dessa forma, auxiliados pelos estudos de Richard Rorty e Jacques Rancière, procuramos compreender a construção estética dessas obras.

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Biografia do Autor

Helena Antonini Stigger, PUCRS

Doutora pelo PPGCom da PUCRS com doutorado sanduíche na Universidade de Paris 5. Foi pesquisadora PNPD do PPGCom da PUCRS. Atualmente é professora  de cinema da PUCRS e secretatia executiva da Revista E-Compós.

Cristiane Freitas Gutfreind, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora do Porgrama de Pós-graduação em Comunicação da PUCRS. Editora da revista E-Compós. Pesquisadora do CNPq e atual vice-presidente da Compós.

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Publicado

20-06-2016

Como Citar

Stigger, H. A., & Gutfreind, C. F. (2016). A estética do documentário contemporâneo sobre a ditadura militar brasileira. Revista Eco-Pós, 19(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.2482

Edição

Seção

Perspectivas