No encalço de seus passos O trabalho atoral e a Direção de Arte

Autores

  • Elizabeth Motta Jacob Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Tainá Xavier Universidade Federal da Integração Latino Americana Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.23981

Resumo

A constituição material da cena no cinema narrativo é calcada em pressupostos herdados do teatro burguês europeu que orientam tanto a performance atoral quanto os elementos materiais não humanos, atados pela noção de mise en scène.  A direção de arte, enquanto equipe criativa ordenadora das materialidades do espaço cênico e da caracterização de personagens, dialoga com o trabalho de atores e atrizes que através de seus corpos dão vida aos habitantes do mundo diegético. Tal relação será abordada no presente texto através de dois estudos de caso que analisam a intersecção dos elementos materiais operados pela direção de arte com a composição das personagens femininas brasileiras Xica da Silva (Zezé Motta) e Dora (Fernanda Montenegro)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Motta Jacob, Universidade Federal do Rio de Janeiro

outora em Teatro pela UNIRIO , Mestre em Comunicação Social pela UFF ,DEA - Diploma de estudos aprofundados- em Esthètique: Cinema, Television et Audiovisuel - Université de Paris I Pantheon Sorbonne, Bacharel e Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro tendo em todas as teses trabalhado com a questão da Direção de Arte e construção de visualidades. Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Artes da Cena, ECO/ UFRJ, Professora Adjunta do Curso de Comunicação Visual - Design, EBA/UFRJ . Conceituou, implantou e coordenou a Pós-graduação em Direção de Arte na Universidade Estácio de Sá onde foi professora dos cursos de Cinema e de Produção Audiovisual. Professora convidada pela"Escuela Internacional de Cine e Tv", Cuba. Trabalhou para The Survivors of the Shoah Archives de Steven Spielberg na realização de uma série de documentários hoje disponibilizados no Museu do Holocausto em Washington - DC. Trabalhou para diversas emissoras de televisão no Brasil e no exterior. Trabalha atualmente com questões relativas à Cena Expandida. Áreas de concentração: Cinema, Cena Expandida, Design, Direção de Arte, e criação de material grafotatil para educação de cegos.

Tainá Xavier, Universidade Federal da Integração Latino Americana Universidade Federal Fluminense

É doutoranda em Cinema e Audiovisual no PPGCINE da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2004) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é diretora financeira do FORCINE - Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual e professora licenciada do magistério superior da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, onde desenvolveu o projeto de extensão Dar a Ver - Núcleo de estudo e formação em funções de apoio à direção de arte audiovisual. Tem experiência na área de Artes - Cinema, com ênfase em Direção de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: direção de arte, cinema, América Latina, ensino de audiovisual e vanguardas. Atua nas áreas de produção e direção de arte desde 1996.

Referências

AUMONT, Jacques. O cinema e a encenação. Lisboa: Texto e grafia, 2008.

BACHELARD, Gaston. A poética do Espaço IN Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

BAUDRILLARD. O sistema dos objetos. São paulo: Perspectiva, 1973.

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2014

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema. Uma introdução. Campinas:Editora Unicamp; São Paulo: Editora USP, 2013.

GALERY, Maria Clara V. Considerações em torno do espectador, do olhar e da representação do feminino, Revista Fragmentos, número 26, Florianópolis, 2004.

KATZ, Steve. Film directing shot by shot: Visualizing from concept to screen. Studio City, CA: Michel Wiese Productions; Stoneham, MA: Focal Press, 1991.

MOTTA, Zezé. Entrevista concedida à Elizabeth Motta Jacob, Rio de Janeiro 20 de novembro de 2008

MUNIZ, Fernando. As artes do entusiasmo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.

OLIVEIRA JR, Luiz Carlos. A mise en scène no cinema. Do clássico ao cinema de fluxo.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. 6ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2003

TASHIRO, C. S. Production Design and the history film. Dissertation presented to the faculty of the graduate school University of Southern California. May, 1994.

VIANA, Fausto e Moura, Carolina Bassi (org.).Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais. São Paulo: ECA/USP, 2017.

XAVIER, Ismail. O olhar e a cena: Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Downloads

Publicado

21-06-2019

Como Citar

Jacob, E. M., & Xavier, T. (2019). No encalço de seus passos O trabalho atoral e a Direção de Arte. Revista Eco-Pós, 22(1), 197–228. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.23981