No encalço de seus passos O trabalho atoral e a Direção de Arte
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.23981Resumo
A constituição material da cena no cinema narrativo é calcada em pressupostos herdados do teatro burguês europeu que orientam tanto a performance atoral quanto os elementos materiais não humanos, atados pela noção de mise en scène. A direção de arte, enquanto equipe criativa ordenadora das materialidades do espaço cênico e da caracterização de personagens, dialoga com o trabalho de atores e atrizes que através de seus corpos dão vida aos habitantes do mundo diegético. Tal relação será abordada no presente texto através de dois estudos de caso que analisam a intersecção dos elementos materiais operados pela direção de arte com a composição das personagens femininas brasileiras Xica da Silva (Zezé Motta) e Dora (Fernanda Montenegro)Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. O cinema e a encenação. Lisboa: Texto e grafia, 2008.
BACHELARD, Gaston. A poética do Espaço IN Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BAUDRILLARD. O sistema dos objetos. São paulo: Perspectiva, 1973.
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2014
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema. Uma introdução. Campinas:Editora Unicamp; São Paulo: Editora USP, 2013.
GALERY, Maria Clara V. Considerações em torno do espectador, do olhar e da representação do feminino, Revista Fragmentos, número 26, Florianópolis, 2004.
KATZ, Steve. Film directing shot by shot: Visualizing from concept to screen. Studio City, CA: Michel Wiese Productions; Stoneham, MA: Focal Press, 1991.
MOTTA, Zezé. Entrevista concedida à Elizabeth Motta Jacob, Rio de Janeiro 20 de novembro de 2008
MUNIZ, Fernando. As artes do entusiasmo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.
OLIVEIRA JR, Luiz Carlos. A mise en scène no cinema. Do clássico ao cinema de fluxo.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. 6ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2003
TASHIRO, C. S. Production Design and the history film. Dissertation presented to the faculty of the graduate school University of Southern California. May, 1994.
VIANA, Fausto e Moura, Carolina Bassi (org.).Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais. São Paulo: ECA/USP, 2017.
XAVIER, Ismail. O olhar e a cena: Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.