Rosto e Personagem no Cinema de László Nemes

Autores

  • Rafael Tassi Teixeira PPGCINEAV (UNESPAR); PPGCOM (UTP)

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.23752

Resumo

O artigo tenta observar a questão da construção do personagem e a dinâmica atoral em dois filmes do cineasta László Nemes: “O Filho de Saul” (László Nemes; 2015) e “Sunset” (László Nemes; 2018). No cinema de Nemes, a dialética entre primeiro e segundo planos funciona entre a perspectiva biográfica e a coletiva, e o personagem se funde com o dispositivo. Nesse sentido, o trabalho de Géza Röhrig como Saul em “O Filho de Saul” e Juli Jakab, como Irisz em “Sunset”, estabelecem uma materialidade da imagem e uma conexão ator-autor\cineasta que perspectivam o trabalho de encenação e do rosto-personagem aproximando-os à dimensão física da linguagem cinematográfica.

 

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Biografia do Autor

Rafael Tassi Teixeira, PPGCINEAV (UNESPAR); PPGCOM (UTP)

Doutor em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid (UCM). Pós-Doutor em Estudos da Imagem (Universitat Autònoma de Barcelona - UAB). Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCOM\UTP). Professor Adjunto do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPGCINEAV\UNESPAR). Professor Adjunto da UNESPAR, Campus Curitiba II (Sociologia da Arte, Estudos Culturais, Antropologia Audiovisual). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Desdobramentos Simbólicos do espaço Urbano nas Narrativas Audiovisuais (GRUDES). Seus estudos abrangem a área das mediações culturais, estudos diaspóricos, cinema ibero-americano, antropologia audiovisual, fotografia e memória, etc. E-mail: rafatassiteixeira@hotmail.com

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Publicado

21-06-2019

Como Citar

Teixeira, R. T. (2019). Rosto e Personagem no Cinema de László Nemes. Revista Eco-Pós, 22(1), 154–175. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.23752