Que Negros E Negras São Esses (as) Do Youtube? Pensando a negritude e as formas de identidade a partir das narrativas exemplares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.20378

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a série YouTube Black Brasil a partir da temática da essencialização e dessencialização da identidade negra. Para isso, problematizaremos a negritude na centralidade das narrativas exemplares, estas como peças do ordenamento do capitalismo contemporâneo e da “cultura da inspiração”. Faz uma reflexão sobre como o tipo de produto disponibilizado por plataformas como o YouTube cumpre um duplo papel: produzem, circulam e disponibilizam para produção formatos audiovisuais híbridos (entretenimento, informação etc) e ao mesmo tempo também ensejam um discurso em particular, que se orienta para a produção de um "sujeito exemplar". Analisa-se especificamente o especial YouTube Black Brasil, em que vários digital influencers (uma das formas de sujeito exemplar) negros se apresentam respondendo a pergunta provocadora: quem eu sou?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kywza Joanna Fideles Pereira dos Santos, Centro Universitário Faculdade Boa Viagem - UniFBV/WYDEN

Doutora (2014) e Mestre (2010) em Comunicação (Linha de Pesquisa: Estética da Imagem e do Som) pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE). Graduada em Comunicação Social -Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (2007), atuando principalmente com seguintes temas: música popular brasileira, identidades, raça e racismo africanidade, negritude, estética da cultura midiática, disputas simbólicas, legitimidade e consumo.

Pesquisadora e professora, atua principalmente com seguintes temas de pesquisa: música popular brasileira, identidades, raça e racismo, africanidade, negritude, estética da cultura midiática, legitimidade e consumo. Foi bolsista do Programa Doutorado Sanduíche (Capes), desenvolvendo seu estágio doutoral na Tulane University, New Orleans, no ano de 2012. Atualmente, é pesquisadora associada do Instituto de Estudos da África - UFPE E desenvolve projetos de pesquisa sobre memória dos terreiros de Caruaru.

Carolina Cavalcanti Falcão, UFPE

Mestre em comunicação pela UFPE e doutoranda no PGCOM-UFPE.

Downloads

Publicado

21-06-2019

Como Citar

Fideles Pereira dos Santos, K. J., & Cavalcanti Falcão, C. (2019). Que Negros E Negras São Esses (as) Do Youtube? Pensando a negritude e as formas de identidade a partir das narrativas exemplares. Revista Eco-Pós, 22(1), 452–473. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.20378

Edição

Seção

Perspectivas