A solidão das meninas negras: apagamento do racismo e negação de experiências nas representações de animações infantis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i3.20239

Resumo

Este artigo analisa representações, imagens e afetos da infância feminina negra na mídia. Para isso, foram mapeadas e investigadas seis meninas negras protagonistas de desenhos animados exibidos pela TV a cabo no Brasil. Com a perspectiva culturalista e o aporte teórico dos estudos feministas e de raça, verificamos por meio de análise fílmica como as animações lidam com o imbricamento entre raça, gênero e infância, produzindo efeitos de solidão e silenciamento. Além disso, este trabalho busca questionar a ideia de menina negra, os recentes discursos em torno do empoderamento das meninas para o desenvolvimento global e os afetos acionados pelos produtos midiáticos em análise, colocando-os em diálogo e em tensão com a realidade vivida por meninas negras brasileiras, duramente atravessada pelas desigualdades de gênero, raça e classe.

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Biografia do Autor

Karina Gomes Barbosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Karina Gomes Barbosa é professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Temporalidades da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Suas pesquisas giram em torno de estudos feministas, afetos, representações e narrativas no jornalismo e no audiovisual.

Francielle de Souza, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Francielle de Souza é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

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Publicado

26-12-2018

Como Citar

Gomes Barbosa, K., & de Souza, F. (2018). A solidão das meninas negras: apagamento do racismo e negação de experiências nas representações de animações infantis. Revista Eco-Pós, 21(3), 75–96. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i3.20239

Edição

Seção

Dossiê