Corpos Testemunhas, Fluxos Interacionais, Sentidos em Circulação
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.18020Resumo
Este estudo examina traços/marcas imprimidos em corpos -- subjetais ou objetais -- decorrentes de processos e práticas interacionais. Insere-se no quadro de investigações da semiótica das impressões, como recorte de uma teoria mais geral do corpo e do sentido, que trata: das manifestações figurais de corpos-actantes, convertidos em objetos significantes; dos seus movimentos nos ajustamentos com outros corpos; dos rastros e formas de significar daí derivados. Considerando nos processos comunicacionais a dimensão cognitiva e sensível dos discursos e os papeis mediador e produtor do corpo nas relações significativas, a proposta é discutir como o corpo, cuja relevância tem sido evocada nos diversos campos do conhecimento, e não apenas nas áreas da comunicação e das linguagens, pode se “encarnar” nas formas simbólicas além de constituir ele mesmo formas significantes, criando figuras próprias de manifestação e movimentos interacionais inscritos em diversos níveis de emergência dos sentidos.
Downloads
Referências
ANZIEU, Didier. Le Moi-peau. Paris: Dunod, 1985.
ANZIEU, Didier. Le corps de l´oeuvre. Paris: Gallimard, 1981.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.
FONTANILLE, Jacques. Corpo e sentido. Londrina: Eduel -- Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2016.
FREUD, Sigmund. “Lembranças encobridoras”. In: FREUD, Sigmund. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Jaime Salomão e Orizon Carneiro Muniz, Trad., Vol. 3, pp. 284-306). Rio de Janeiro: Imago, 1996.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. (Edição alemão/português.) Campinas: Editora da Unicamp / Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
LANDOWSKI, Eric. Com Greimas: interações semióticas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
QUERÉ, Louis. O caráter impessoal da experiência. In: LEAL, B. S.; GUIMARÃES, C.; MENDONÇA, C. (orgs.). Entre o sensível e o comunicacional. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2010, p. 19-38.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.