Gosto cult: a proximidade velada entre o cinema de arte e a cultura trash
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i3.1763Resumo
Este artigo analisa as práticas e as motivações sociais dos fãs de cultura trash (artefatos da indústria cultural que não atendem aos padrões morais e/ou às normas de qualidade técnica e artística domi- nantes) que se aproximam dos interesses normalmente associados aos admiradores do cinema de arte. A partir de uma netnografia e de entrevistas em profundidade, e com o apoio de conceitos e argumentações teóricas formuladas no âmbito dos Estudos Culturais, investigo a proximidade que existe entre o universo do “lixo cultural” e o que há de mais valorizado no mundo da sétima arte. Investigo, também, o anseio tanto por autenticidade quanto por distinção social entre os con- sumidores de produtos identificados com o estrato mais baixo da cultura de massa através de um processo que chamo de “reciclagem cultural”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.