Salvador, cidade inteligente? Comunicação e invisibilidade em experiências de IoT na capital baiana
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.14474Resumo
O texto apresenta e analisa algumas experiências com Internet das Coisas (Internet ofThings, IoT) em Salvador. Semáforos inteligentes, sensores de encostas, pluviômetros automáticos, estações de monitoramento da qualidade do ar e smart grids criam associações conforme a agência de uma “sensibilidade performativa”, operam em regime de invisibilidade e têm parte de suas operações autônomas revertidas para o modo manual em situações específicas. O conjunto de aplicações não é guiado por um plano global de cidade inteligente e o compartilhamento de dados e as operações sincronizadas são realizados de maneira circunstancial, caracterizando Salvador como uma incipiente cidade inteligente “espontânea”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.