O Best-seller e a Formação do Gosto pela Leitura dos Jovens Leitores
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i1.1387Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar como a mídia editorial, pela força dos best-sellers, influencia na formação do gosto dos jovens leitores. Tomando como base as pesquisas de Manguel (1997), Chartier (1999) e Darton (2010, é traçado um breve panorama histórico das incursões culturais, sendo também abordada a forma como são utilizadas as categorias de lugar e de espaço (De Certeau, 2012), focando-se no ambiente da livraria, espaço de leitura bastante visitado pelo jovem leitor. Discutem-se ainda questões como a do livro como signo ideológico (Bakhtin, 2010), o livro como mercadoria (Lajolo e Zilberman, 2001) e a leitura dos best-sellers, gênero que é tido como preferido do público juvenil, conforme revelam os dados nas pesquisas realizadas por Corsi (2010) e Lima (2013). Ressalta-se, pois, nos discursos dos estudantes, a forte influência dos best-sellers que se fazem presentes nas livrarias e nas escolas e tanto contribuem para a formação leitora dos discentes. Os resultados apontam que a escola e, sobretudo, a mídia exercem papéis determinantes na formação do gosto e da prática de leitura dos jovens. Palavras-chave: Leitura. Best-sellers. Jovens leitores.Downloads
Referências
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