O Best-seller e a Formação do Gosto pela Leitura dos Jovens Leitores

Autores

  • Sirleide de Almeida Lima Universidade Federal de Goiás
  • Agostinho Potenciano de Souza Universidade Federal de Goiás
  • Solange da Silva Corsi Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i1.1387

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar como a mídia editorial, pela força dos best-sellers, influencia na formação do gosto dos jovens leitores. Tomando como base as pesquisas de Manguel (1997), Chartier (1999) e Darton (2010, é traçado um breve panorama histórico das incursões culturais, sendo também abordada a forma como são utilizadas as categorias de lugar e de espaço (De Certeau, 2012), focando-se no ambiente da livraria, espaço de leitura bastante visitado pelo jovem leitor. Discutem-se ainda questões como a do livro como signo ideológico (Bakhtin, 2010), o livro como mercadoria (Lajolo e Zilberman, 2001) e a leitura dos best-sellers, gênero que é tido como preferido do público juvenil, conforme revelam os dados nas pesquisas realizadas por Corsi (2010) e Lima (2013). Ressalta-se, pois, nos discursos dos estudantes, a forte influência dos best-sellers que se fazem presentes nas livrarias e nas escolas e tanto contribuem para a formação leitora dos discentes. Os resultados apontam que a escola e, sobretudo, a mídia exercem papéis determinantes na formação do gosto e da prática de leitura dos jovens. Palavras-chave: Leitura. Best-sellers. Jovens leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirleide de Almeida Lima, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Estudos Linguísticos

Agostinho Potenciano de Souza, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Estudos Linguísticos

Solange da Silva Corsi, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Estudos Literários

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 9ª ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Cultrix, 1977.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999.

CORSI, Solange da Silva. A escola, a biblioteca e a livraria: espaços de encontro do jovem com a leitura literária. Goiânia, 2010, 162f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) -- Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás.

DARNTON, Robert. A questão dos livros: passado, presente e futuro. Trad. Daniel Pellizzari. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

DE CERTEAU, Michael. de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 18ª. ed, Petrópolis: Vozes, 2012.

FRAISSE, Emmanuel &POMPOUGNAC, Jean-Claude; POULAIN, Martine. Representações e imagens da leitura. São Paulo: Ática, 1997.

LAJOLO, Marisa & ZILBERMAN, Regina. O preço da leitura -- leis e números por detrás das letras. São Paulo: Ática, 2001.

LIMA. Sirleide de Almeida. Práticas de leitura e escrita: um estudo sobre o acompanhamento escolar. Goiânia, 2013, 209f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

SCHÖN, E. La fabricationdulecteur. In: CHAUDRON, M. & DE SINGLY, F (dir.) Identité, lecture, écriture. Paris: BPI-Centre Georges Pompidou, 1995, p. 17-44.

ZILBERMAN, Regina (Org.). Os preferidos do público: os gêneros da literatura de massa. Petrópolis: Vozes, 1987.

___________________. Fim do livro, fim dos leitores? São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2001.

Downloads

Publicado

20-07-2015

Como Citar

Lima, S. de A., de Souza, A. P., & Corsi, S. da S. (2015). O Best-seller e a Formação do Gosto pela Leitura dos Jovens Leitores. Revista Eco-Pós, 18(1), 190–204. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i1.1387