Central da Periferia e as práticas culturais: uma revisão dos critérios de valorização cultural

Autores

  • Denise Figueiredo Barros do Prado Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.1382

Resumo

Neste artigo, discutimos como os critérios de valorização cultural dialogam com formas sociais de justificação do gosto. Para isso, propomos a análise do projeto “Central da Periferia”, com o objetivo de compreender como a categorização e valorização das práticas culturais realizadas dentro da emissão são sustentadas por critérios de valorização criados no decurso do projeto. Para empreendermos esta análise, buscamos as contribuições de Pierre Bourdieu, a partir da sua teoria da legitimidade cultural, e também de Lahire (2005), Coulangeon (2005) e Glévarec (2005). Além disso, somamos as contribuições de Certeau (2009) quanto às discussões de cultura popular e suas formas de acesso e produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Figueiredo Barros do Prado, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais - GIRO.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1986.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2008.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: Artes do fazer. Vol.1 Petrópolis: Vozes, 2009.

______. Cultura no plural. Campinas: Papirus, 2008.

COULANGEON, Philippe. Sociologie des pratiques culturelles. Paris: La Découverte, 2005

GLEVAREC, Hérve. La fin du modèle classique de la légitimité culturelle. In : MAIGRET. E. ; MACÉ, E. (Orgs). Penser les médiacultures. Nouvelles pratiques et nouvelles approches de la représentation du monde. Paris: Armand Colin, 2005. (p.69-102)

KANT, Immanuel. Le jugement esthétique. Paris : Presse Universitaire de France,1977.

LAHIRE, Bernard. A Cultura dos Indivíduos. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Downloads

Publicado

20-06-2016

Como Citar

Prado, D. F. B. do. (2016). Central da Periferia e as práticas culturais: uma revisão dos critérios de valorização cultural. Revista Eco-Pós, 19(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.1382

Edição

Seção

Perspectivas