Como a mídia britânica noticiou o falecimento de Hugo Chávez
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i1.1290Resumo
O ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi e ainda é uma figura controversa. Seus retratos podem variar desde o defensor do socialismo e da soberania sulamericana contra o imperialismo ianque até o ditador que reprimiu a imprensa e a oposição política durante seu período de governo. E o tratamento dado é inerente à posição ideológica do falante --seja uma perspectiva socialdemocrata ou liberal. Com isso em mente, o propósito deste trabalho analisar em que medida as posições ideológicas de jornais britânicos influenciaram no tratamento dado ao seu falecimento, em março de 2013, através de técnicas e do embasamento teórico da Análise de Discurso. Pudemos constatar que o Guardian valorizou as conquistas do regime e atribuiu suas falhas à personalidade de Chávez, enquanto o Daily Telegraph via poucos méritos na forma de governo como um todo e defendia o retorno da Venezuela ao modelo liberal democrático, confirmando assim nossas hipóteses de trabalho.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.