Rancière e a política das imagens: rosto, olhar e subjetivação na fotografia de JR

Autores

  • Agatha de Souza Azevedo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Angela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1279

Resumo

Este artigo busca estabelecer relação entre os conceitos do filósofo francês Jacques Rancière acerca de arte, estética, política e subjetivação, usando como objeto o ensaio fotográfico “Women are Heroes”, feito em 2008 por JR, um artista francês, no Brasil, tomando como cenário o Morro da Providência, Rio de Janeiro. O objetivo é discutir a estética e a política das imagens tomando o rosto retratado como elemento analítico central, de modo a verificar o poder de transformação e a forma de subjetivação existente no gesto fotográfico (mas não restrito à intenção ou ação do fotógrafo), estabelecendo-se assim uma definição sobre o que torna as imagens de JR políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agatha de Souza Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante de Graduação 3º. semestre do Curso de Comunicação Social da UFMG. Bolsista de Iniciação Científica com apoio da CAPES.

Angela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG (graduação e pós-graduação).

Downloads

Publicado

04-11-2014

Como Citar

Azevedo, A. de S., & Salgueiro Marques, A. C. (2014). Rancière e a política das imagens: rosto, olhar e subjetivação na fotografia de JR. Revista Eco-Pós, 17(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1279