Eu, na fronteira dos teus olhos - sujeitos, territórios e resistência no conflito Israel/Palestina a partir de um filme de Aviv Mograbi

Autores

  • Fernando Antônio Resende Universidade Federal Fluminense
  • Roberto Robalinho Lima Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1277

Resumo

A partir de uma análise do filme Avenge but one of my two eyes, de Aviv Mograbi, este artigo problematiza o produção de territórios afetivos como forma de resistência no contexto do conflito Israel/Palestina. Para esta reflexão, falar da fronteira, espaço atravessado por um desejo de alteridade, é participar de um universo narrativo que constrói e desconstrói os limites entre os dois povos. A proposta é refletir sobre a alteridade como instância de produção de poéticas narrativas contundentes para pensarmos o conflito, antes de tudo, como objeto da complexa relação entre o eu e o outro. No conflito Israel/Palestina, resistir é também produzir e imaginar novos territórios e sujeitos, fazendo de uma ausência uma presença, particularmente em se tratando de um cinema cuja estética acontece sob o signo da coação. Nas fronteiras de uma geografia violentada, Mograbi, com o seu próprio corpo e com o corpo fílmico que cria, nos mostra as durezas e os atravessamentos possíveis, atentando-nos para o fato de que, no contexto daquele conflito, a terra, o social e os sujeitos são aspectos indissociáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Antônio Resende, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002), Pós-doutorado na School of Oriental and African Studies (SOAS - University of London - Inglaterra - 2013), Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Professor do curso de Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Departamento de Mídia e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordena o [LAN] Laboratório de Experimentação e Pesquisa de Narrativas da Mídia. Vice-coordenador do PPGCOM/UFF e Coordenador local do Erasmus Mundus Joint Doctorate - Cultural Studies in Literary Interzones (UFF/Bergamo/Tübingen/Perpignan/Delhi). Pesquisador PQ/CNPq com ênfase em teoria e estudos da Comunicação e do Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, discurso, narrativas, cultura, comunicação, alteridade, conflito e Oriente Médio. Pesquisador associado do Centre for Film and Media Studies e do Centre for Palestinian Studies da SOAS - University of London. Foi vice-coordenador do GT Islam & Media da International Association for Media and Communication Research (IAMCR - 2011/2012); pesquisador visitante (Faperj, 2007/2008) na UFF e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (Bolsa CES/2003). Coordenou o Mestrado Interinstitucional (Minter - UFF/UFMA/2009/2011) e o GT Estudos do Jornalismo, na COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (biênio 2009/2010). Autor do livro Textuações: ficção e fato no Novo Jornalismo de Tom Wolfe (São Paulo: Annablume/Fapesp, 2002)

Roberto Robalinho Lima, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, na qual desenvolve pesquisa sobre a produção e circulação de imagens nos conflitos urbanos, foi professor substituto de “Oficina de Produção Audiovisual” e “Roteiro 1” no departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense, Prêmio Biblioteca UFF para sua dissertação de mestrado “Miragens e Estilhaços da Guerra”.

Referências

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2000.

DARWISH, Mahmoud. The butterfly's burden. London: The Bloodaxe Books, 2007.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2008.

DELEUZE, Gilles e GUARRARI, Félix. O anti-édipo. São Paulo: Editora 34, 2010.

FRANÇA, Andréa. Terras e fronteiras no cinema político contemporâneo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Editora Papirus, 1990.

KHALIDI, Rashid. Palestinian Identity -- the construction of modern national consciousness, Columbia University Press, New York 2010.

KHOURI, Elias. Porta do sol. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008.

MIGNOLO, Walter. “Geopolítica de la sensibilidad y del conocimiento: sobre (de)colonialidad, pensamiento fronterizo y desobediencia epistémica”. EIPCP - Instituto Europeo para Politicas Culturales Progresivas, em http://eipcp.net/transversal/0112/mignolo/es (acesso 17/06/2014)

NACIFY, Hamid. “Palestinian Exilic Cinema and Film Letters”. In: Dabashi, H. Dreams of a Nation: on Palestinian Cinema. London: Verso, 2006.

PAPPÉ, I. e HILAL, J. Across the wall -- narratives of Israeli-Palestinian History. London: I.B.Tauris, 2010.

RESENDE, Fernando. e PAES, Ana. “The Arab conflicts and the media discourse: a Brazilian perspective”. Global Media and Communication. London: Sage, 2011 7(3).

RESENDE, Fernando. “Being and not being a nation: a narratological approach to the question of Palestine”. In: Palestine since the Ottomans. Istambul: Turkish Historical Society, 2014.

ROGOFF, Irit. Terra Infirma: geography's visual culture. London: Routledge, 2000.

SAID, Edward, “Permission to Narrate”. Journal of Palestine Studies, 13 (3): 27-48, 1984.

Downloads

Publicado

04-11-2014

Como Citar

Resende, F. A., & Lima, R. R. (2014). Eu, na fronteira dos teus olhos - sujeitos, territórios e resistência no conflito Israel/Palestina a partir de um filme de Aviv Mograbi. Revista Eco-Pós, 17(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1277