PARA QUE FILÓSOFOS DA MÍDIA? A contribuição da filosofia aos estudos da mídia como tarefa da filosofia

Autores

  • Soraya Hoepfner

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v16i1.1165

Resumo

Este artigo centra-se no olhar da filosofia contemporânea sobre as tecnologias midiáticas, em especial, aquela conduzida pela nova autodenominada filosofia da mídia. Embasados em uma perspectiva heideggeriana do que se constitui a tarefa da filosofia e de qual seja o sentido de tecnologia, sugerimos a possibilidade de se alcançar um sentido geral de mídia, enquanto tecnomídia, para além da multiplicidade de suas manifestações. A exposição deste argumento é feita por uma revisão crítica categorizada das abordagens filosóficas contemporâneas, agrupadas em três vieses: pragmático-analítico, ético e estético, respectivamente centradas em processos, discursos e estruturas midiáticas. Demonstro como o estudo do fenômeno tecnomidiático constitui uma legítima tarefa filosófica, crucial para a filosofia contemporânea.

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Como Citar

Hoepfner, S. (2014). PARA QUE FILÓSOFOS DA MÍDIA? A contribuição da filosofia aos estudos da mídia como tarefa da filosofia. Revista Eco-Pós, 16(1), 42–58. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v16i1.1165