A negociação manguebeat: cultura pop, mídia e periferia no Recife contemporâneo

Autores

  • Carolina Leão

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v6i2.1136

Resumo

Da fusão de ritmos regionais (maracatu, samba, coco, ciranda) com o pop (funk, rock, soul, black, hip hop, punk), desenvolveu-se o manguebeat -- síntese musical que expõe um tipo de sincretismo de ritmos e a interação deles com as diversas culturas do globo. O tambor tribal juntou-se à guitarra e aos amplificadores norte-americanos. A tentativa era universalizar esses elementos nacionais, com o intuito de mostrar e criar uma nova cena para o mundo, conectando o Brasil com o cenário pop mundial, e estabelecendo, por fim, um diálogo com as  manifestações artísticas que trouxeram à tona um Brasil cosmopolita como o Movimento Antropofágico e a Tropicália.

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Publicado

07-06-2009

Como Citar

Leão, C. (2009). A negociação manguebeat: cultura pop, mídia e periferia no Recife contemporâneo. Revista Eco-Pós, 6(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v6i2.1136