Dos Gêneros musicais aos cenários musicais: uma viagem da Cidade de Deus à Lapa a partir das canções de MV Bill e Marcelo D2

Autores

  • Jeder Janotti Jr.

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v8i1.1095

Resumo

Grande parte da cultura urbana juvenil está relacionada às expressões musicais. Um passeio por qualquer grande cidade pressupõe encontros sonoros com o rock, o rap, o pagode, o samba e o funk, entre outras manifestações da música popular massiva.1 Tendo em vista a abordagem mediática destas expressões musicais, este trabalho parte do pressuposto de que, além das tonalidades, ritmos, vozes,
harmonias e melodias, as expressões da música popular massiva produzem sentido a partir de determinadas performances. Nesse sentido, a idéia de performance aponta
para uma espiral que vai das codificações dos gêneros mediáticos2 às especificidades da execução musical. Assim, parte-se do pressuposto de que a performance envolve
não só a execução e a participação da platéia nos shows, bem como videoclipes e o próprio ato privado de ouvir música. Mesmo que de maneira virtual, a performance
está ligada a um processo comunicacional que pressupõe uma audiência e um determinado ambiente musical, definindo um processo de produção de sentido e
conseqüentemente, de comunicação, que pressupõe regras formais e ritualizações partilhados por produtores, músicos e audiência, direcionando certas experiências frente aos diversos gêneros musicais massivos presentes na cultura contemporânea.

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Publicado

05-04-2009

Como Citar

Jr., J. J. (2009). Dos Gêneros musicais aos cenários musicais: uma viagem da Cidade de Deus à Lapa a partir das canções de MV Bill e Marcelo D2. Revista Eco-Pós, 8(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v8i1.1095