Autenticidade juvenil: consumo midiático, investimento afetivo e disputa simbólica no interior de uma comunidade de fãs.
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v8i1.1094Resumo
No contexto da emergência de uma suposta pós-Modernidade, em que os valores e os objetivos da Modernidade seriam questionados e postos em perspectiva,identifica-se uma perda de centralidade da política na lógica da sociedade contemporânea, acompanhada por uma efervescência de novas formas sociais. Quando a economia e o indivíduo eram os eixos da estruturação social, cabia à política colocar esses eixos em movimento constante. As formas sociais teriam, então, atingido um ponto de saturação, da mesma forma que os relacionamentos interpessoais. O lugar anteriormente ocupado pela política seria, na contemporaneidade, substituído por um
fervilhamento estético que renega o passado, não se preocupa com a idéia de futuro ou progresso e valoriza a experiência presente, o momento. A estética, portanto,
estaria para a pós-Modernidade assim como a política para os tempos modernos (Maffesoli, 1987).
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Publicado
2009-04-05
Como Citar
Monteiro, T. J. L. (2009). Autenticidade juvenil: consumo midiático, investimento afetivo e disputa simbólica no interior de uma comunidade de fãs. Revista Eco-Pós, 8(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v8i1.1094
Edição
Seção
Dossiê
Licença
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