Consumo e transporte coletivo

Autores

  • Janice Caiafa

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v9i2.1081

Resumo

O problema do consumo se coloca para o transporte coletivo, a meu ver, da seguinte forma. É preciso distinguir o momento em que o usuário passa a cliente -- em que o passageiro não é tratado como alguém que tem direito de uso daquele transporte coletivo, mas como um consumidor -- de deslocamento e do que for possível consumir naquele contexto --, como cliente. É quando o direito de uso é substituído pelo fenômeno do consumo. Este pode até vir a ser chamado de direito, mas se observa que este direito tende a beneficiar menos as pessoas do que as empresas que lhes vendem algo, inclusive transporte. Tipicamente isso ocorre na situação de propriedade ou ao menos de operação privada dos transportes coletivos. Curiosamente, muitas vezes a “regulação” por parte do Estado -- da concessão, permissão ou outra modalidade de privatização -- é muito menos a guardiã do uso do que a garantidora desse consumo tomado como direito, não sem alguma distorção.

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Publicado

21-02-2009

Como Citar

Caiafa, J. (2009). Consumo e transporte coletivo. Revista Eco-Pós, 9(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v9i2.1081