As narrativas interativas dos games: o cinema revisitado

Autores

  • Emmanoel Martins Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v9i1.1065

Resumo

Grande parte dos games contemporâneos faz uso das técnicas desenvolvidas pelo cinema -- como os diversos movimentos e posicionamentos de câmera, o uso da trilha sonora para ressaltar os momentos de clímax, a “câmera subjetiva”, além de uma estrutura narrativa semelhante -- na construção de suas histórias e suas estruturas de funcionamento. Refiro-me aqui ao cinema narrativo clássico, sobretudo ao cinema hollywoodiano, com sua estrutura narrativa fortemente consolidada e, acima de tudo, apreendida e digerida pelos seus espectadores. Ademais, utilizam a interatividade mediada por computador para a troca de dados entre homem/máquina, tornando-se assim um sistema “aberto” a múltiplos percursos narrativos, não estando limitado a seguir um único fio linear e pré-estabelecido por seus criadores. O objetivo deste artigo é analisar as possibilidades narrativas interativas presentes nos games contemporâneos, contrapondo-as às narrativas clássicas do cinema tradicional.

 

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Publicado

18-02-2009

Como Citar

Ferreira, E. M. (2009). As narrativas interativas dos games: o cinema revisitado. Revista Eco-Pós, 9(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v9i1.1065