Sobre a tecnicidade da filosofia: a obra de Simondon à luz da Note complémentaire
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i1.10403Resumo
Este artigo busca problematizar a existência -- não explícita -- de uma unidade no pensamento quanto ao aspecto político da filosofia para Gilbert Simondon (1924-1989). Esta possibilidade reside, principalmente, no texto Note Complémentaire, que foi escrito entre as hoje consideradas duas grandes obras do filósofo francês: Du mode d'existence des objets techniques e L'individuation à la lumière des notions de forme et d'information, e que opera como uma espécie de fio condutor ou conector desses dois livros. Através do conceito de cultura implicado na obra simondoniana, nota-se de que modo a cultura se constitui como processos de individuação transindividual, aparato regulador do sistema social, composto tanto por fatores biológicos quanto técnicos. Finalmente, observa-se como o autor da Note Complémentaire reflete sobre a posição da filosofia como tradição e potência, necessariamente política, de invenção.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.