A Radiodifusão e os Coronéis da Mídia: uma Discussão Conceitual Acerca do “Coronelismo Eletrônico”
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v11i1.1005Resumo
Este artigo tem por objetivo proceder a uma discussão conceitual do termo “coronelismo eletrônico”. No fim da década de 1940, Victor Nunes Leal instaurou debate, que dura até o presente, acerca de um conceito -- o coronelismo. Tratava-se esse, sucintamente, de um sistema marcado pela manutenção de relações de compromisso entre atores públicos e privados. O conceito de coronelismo inspirou diversas adaptações, como o fenômeno que se convencionou chamar de “coronelismo eletrônico”. Esse termo, já largamente utilizado em pesquisas acadêmicas nas áreas das Ciências Sociais e Humanas, tem sido compreendido como um sistema no qual empresários ligados à radiodifusão fazem uso, em sua relação com o Estado, de práticas e compromissos similares àqueles inerentes à lógica do coronelismo tradicional. A partir de uma discussão acerca do conceito original de coronelismo, da expansão da radiodifusão, analisada com base em princípios do método histórico, e do novo conceito de “coronelismo eletrônico”, chega-se à conclusão de que esse é empregado de forma imprecisa, dado o enfraquecimento das condicionantes que embasavam o coronelismo original. Ainda assim, reconhece-se a existência de coronéis também na contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.