ENCENAÇÕES SOBRE A CRIMINALIDADE

Autores

  • Fernando Arteche Hamilton IBES Sociesc / UFSC

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i2.959

Resumo

Este ensaio trata das estratégias de enunciação de um programa de televisão dedicado à comunidade, que trata basicamente de ocorrências policiais. Transmitido de Blumenau, SC, como quadro de um telejornal, é um representante regional típico dos programas policialescos que ganharam audiência e cada vez mais versões na televisão brasileira, a partir da década de 90. Entre as características analisadas estão a personalização por parte do apresentador e o estilo direto de gravação das matérias. A partir da análise semiológica, do conceito de codificação e de considerações sobre a televisão como meio e sobre o popular no Brasil, busca-se determinar quais são os elementos que fazem parte desse programa como construção de um gênero televisivo específico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Arteche Hamilton, IBES Sociesc / UFSC

Jornalista (PUC-RS), especialista em Jornalismo (FURB/INPG), Mestre em Sociologia Política (UFSC) e doutorando em Ciências Humanas (UFSC).Professor de Jornalismo Comunitário e Ética Jornalística. Coordenador do curso de Jornalismo do IBES Sociesc.Pesquisador na área de mídia e práticas sociais.

Downloads

Publicado

18-11-2009

Como Citar

Hamilton, F. A. (2009). ENCENAÇÕES SOBRE A CRIMINALIDADE. Revista Eco-Pós, 12(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i2.959