O estatuto da Imagem Pública na disputa política

Autores

  • Maria Helena Weber UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i3.929

Resumo

Este texto tem como objetivo principal analisar o estatuto da Imagem Pública e os lugares de sua constituição, considerando o poder de intervenção das mídias, da política e da esfera pública e, assim, contribuir para o debate sobre a Imagem Pública de sujeitos e instituições com poder de representar e governar. O estatuto será trabalhado a partir de premissas teóricas relacionadas a conceitos como aparência, verdade, realidade, carisma, viabilidade, credibilidade, opinião pública e representações sociais. A partir dessas perspectivas teóricas, será analisado o processo e o lugar de constituição dessa Imagem Pública e sua funcionalidade para os campos da comunicação e da política. Nessa perspectiva, esse artigo foi estruturado de modo a mostrar a complexidade do debate sobre a Imagem Pública que abrange ações, discursos e comportamentos próprios da política e das instituições públicas e sua respectiva transformação em matéria jornalística, peça de propaganda, argumento de acusação e opinião.  

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Publicado

24-03-2010

Como Citar

Weber, M. H. (2010). O estatuto da Imagem Pública na disputa política. Revista Eco-Pós, 12(3). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i3.929