Nem jornalista, nem somente audiência: o cidadão como coprodutor da notícia, novos desafios para o Jornalismo

Autores

  • Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior Universidade Federal de Pernambuco
  • Giovana Borges Mesquita UFPE
  • Heitor Costa Lima da Rocha UFPE

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i1.923

Resumo

O Jornalismo é uma instituição central na democracia. É a grande “Praça Pública” do País onde diariamente nos informamos sobre o mundo que nos cerca. A sociedade mudou e o Jornalismo também. Hoje tem pela frente uma série de desafios e o principal deles é a participação cada vez mais efetiva da audiência na produção das notícias e na agenda dos jornais. O artigo se propõe a refletir, a partir da perspectiva teórica construtivista, no caso da construção da notícia, sobre esse novo desafio ao Jornalismo, procurando evidenciar algumas características deste fenômeno que vem tomando corpo na interação do campo jornalístico com a sociedade. As reflexões ao longo do artigo são resultantes do trabalho que desenvolvemos no projeto de extensão “Jornalismo: Cidadão-Repórter-Cidadania”, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o jornal Diario de Pernambuco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Dr. do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Giovana Borges Mesquita, UFPE

Doutoranda em comunicação pela UFPE, mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela UFRPE e vice-coordenadora executiva do projeto de extensão “Jornalismo: cidadão-repórter-cidadania”.

Heitor Costa Lima da Rocha, UFPE

Professor Dr. do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. 

Downloads

Publicado

25-10-2011

Como Citar

Pereira Junior, A. E. V., Mesquita, G. B., & Rocha, H. C. L. da. (2011). Nem jornalista, nem somente audiência: o cidadão como coprodutor da notícia, novos desafios para o Jornalismo. Revista Eco-Pós, 14(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i1.923

Edição

Seção

Perspectivas