An-danças Urbanas em Xiao Wu e Na Cidade de Sylvia
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i1.916Resumo
Este artigo é dedicado à análise de dois filmes que ensaiam um elogio do movimento através de sua produção espacial, Na cidade de Sylvia (José Luis Guerin, 2007) e Xiao Wu (Jia Zhang-ke, 1997). Realizados em países, momentos históricos e culturas completamente distintas, esses filmes fundam-se em um mesmo princípio, o movimento a pé através de uma cidade, e tratam da íntima relação estabelecida entre o andar e o olhar do personagem principal e o espaço urbano real. Com a aproximação dessas duas experiências análogas, será possível avaliar de que modo a relação com a cidade e com o princípio do movimento se manifesta esteticamente nos dois filmes. Para tal, será analisada a qualidade do olhar e do andar que guiam a trajetória, no primeiro caso um olhar inquisitivo e direto, que reorganiza o real através de uma visão subjetiva, produto de um posicionamento romântico no qual o indivíduo é maior do que o entorno, e no segundo um olhar oblíquo, envergado pelo real da cidade, produto de um posicionamento realista no qual o entorno condiciona o indivíduo.
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