O Cinema Ventríloquo de “UPP : a pacificação das favelas”

Autores

  • Henrique CODATO Universidade Federal de Minas Gerais
  • Simone Sobral Sampaio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduardo Rocha Lima Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i1.913

Resumo

Este ensaio é fruto da observação do filme “UPPs: a pacificação das favelas” e tem como principal objetivo levantar algumas reflexões acerca de um cinema “ventríloquo”, que tem como efeito naturalizar e normalizar o discurso do controle e do policiamento em nome da segurança e da garantia de “proteção” da população moradora desses espaços, provocando, como consequência, o apagamento do conflito e da diferença. Filmado por quatro jovens moradores da favela e produzido por Cacá Diegues, o filme foi apresentado em “avant-première” no 13º Festival do Cinema Brasileiro em Paris e propõe-se a discutir, sob diversos aspectos, a instauração de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas favelas do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique CODATO, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (2000)Mestrado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (2003)Atualmente é doutorando em Comunicação pela Universidade de Minas Gerais.

Simone Sobral Sampaio, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina.Graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Goiás (1990)Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1998)Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003)

Eduardo Rocha Lima, Universidade Federal da Bahia

Graduação em Arquitetura pela Universidade de Fortaleza (2004)Mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007)Doutorando em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

25-10-2011

Como Citar

CODATO, H., Sampaio, S. S., & Lima, E. R. (2011). O Cinema Ventríloquo de “UPP : a pacificação das favelas”. Revista Eco-Pós, 14(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i1.913