Relatos do cotidiano no Canal Motoboy: Dimensões estética e política da experiência urbana

Autores

  • Geane Carvalho Alzamora Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raquel Utsch Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i1.911

Resumo

Este artigo discute como as práticas coletivas de produção, difusão e compartilhamento da informação no Canal Motoboy, um dos projetos da rede Mefagafon.net, revelam modos de agir típicos das experiências urbanas contemporâneas. Por meio de dispositivos móveis de comunicação, os motoboys de São Paulo registram e compartilham, em tempo real, impressões cotidianas sobre seus percursos públicos e privados. As mediações sociotécnicas da rede Megafone.net são aqui analisadas como delineadoras da produção de relatos multimidiáticos e hipertextuais, os quais condensam dimensões estéticas e políticas das experiências urbanas contemporâneas, tal como observável no Canal Motoboy. Trata-se de uma forma de experiência urbana que permeia não apenas o território geográfico da cidade, no caso São Paulo, mas principalmente se inscreve nos interstícios de uma rede ao mesmo tempo local e global, que se tece pelo compartilhamento de práticas midiatizadas e interconectadas de vivências cotidianas no espaço urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geane Carvalho Alzamora, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/Departamento de Comunicação Social/UFMG

Raquel Utsch Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social - Interações Midiáticas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

25-10-2011

Como Citar

Alzamora, G. C., & Carvalho, R. U. (2011). Relatos do cotidiano no Canal Motoboy: Dimensões estética e política da experiência urbana. Revista Eco-Pós, 14(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i1.911