A reconfiguração do jornalismo de economia brasileiro no final do século XX

Autores

  • Hérica Lene UFES
  • Hérica - Lene UFES

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i1.891

Resumo

Este artigo aborda os principais resultados de uma ampla pesquisa sobre o jornalismo de economia brasileiro no final do século XX (1986-1999). Seu objetivo principal foi compreender o processo de mudanças pelo qual passou nesse período, diante do curso de redemocratização do país, e, depois, de governos neoliberais e de um cenário mundial marcado pelo avanço tecnológico, pela convergência multimídia e pela acelerada globalização econômica. A metodologia do trabalho envolveu levantamento bibliográfico, coleta de depoimentos de jornalistas e análise da cobertura dos dois principais jornais de circulação nacional no país: Folha de S. Paulo e O Globo. A análise foi desenvolvida a partir de acontecimentos marcantes para o país, com dimensões econômicas, políticas e sociais: os oito planos econômicos anti-inflacionários de grande alcance que mudaram a moeda ou as relações de ordem econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hérica Lene, UFES

Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), mestre em Comunicação (UFF) e professora do Departamento de Ciências da Informação (curso de Arquivologia) da UFES.

Hérica - Lene, UFES

Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), mestre em Comunicação (UFF) e professora do Departamento de Ciências da Informação (curso de Arquivologia) da UFES.

Downloads

Publicado

20-08-2010

Como Citar

Lene, H., & Lene, H. .-. (2010). A reconfiguração do jornalismo de economia brasileiro no final do século XX. Revista Eco-Pós, 13(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i1.891