Aspectos da Recepção Publicitária e das Práticas de Consumo em Três Famílias Paulistanas

Autores

  • ENEUS TRINDADE Universidade de São Paulo
  • Rafael Araújo Lavor Moreira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i1.885

Resumo

Nesta oportunidade, abordaremos a produção de sentido do consumo, a partir de um estudo exploratório, com fundamento etnográfico, sobre três famílias de extratos sociais distintos, buscando observar os vínculos de sentido ou sígnicos entre a recepção da publicidade e as práticas de consumo que se estabelecem nos universos pesquisados.  A recepção da publicidade e as práticas de consumo são vistas na lógica da enunciação da recepção publicitária em ambiente doméstico ou familiar, considerando-se suas produções de sentidos em aspectos subjetivos, temporais e espaciais, conforme os pressupostos da enunciação de base lingüística que aqui se aplicam ao universo da enuniciação cultural das práticas de consumo.

Palavras-chave: produção de sentido; comunicação; enunciação; publicidade; consumo; recepção.

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Biografia do Autor

ENEUS TRINDADE, Universidade de São Paulo

Professor Adjunto do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisador do GESC3 -- Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo CNPq/ECA/USP.

Rafael Araújo Lavor Moreira, Universidade de São Paulo

Bolsista de Iniciação Científica FAPESP, pelo Curso de Publicidade e Propaganda da ECA/USP.

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Publicado

20-08-2010

Como Citar

TRINDADE, E., & Moreira, R. A. L. (2010). Aspectos da Recepção Publicitária e das Práticas de Consumo em Três Famílias Paulistanas. Revista Eco-Pós, 13(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i1.885