Comunicação, Arte e Loucura: Atravessamentos discursivos em Imagens do Inconsciente

Autores

  • Wedencley Alves
  • Aline Faria

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v15i3.875

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral analisar os discursos sobre a loucura no documentário Imagens do Inconsciente, do cineasta brasileiro Leon Hirszman. O filme discute a relação entre arte e loucura ao mostrar o trabalho no Museu de Imagens do Inconsciente, criado pela psiquiatra Nise da Silveira em 1952. Nosso objetivo mais específico é compreender a relação, no documentário, entre os discursos do especialista e do portador de doença mental. Buscamos entender também o funcionamento de uma textualidade atravessada por diferentes vozes narrativas em uma peça cultural que se enquadra plenamente no campo da produção comunicacional que é o documentário. Nossos referenciais teóricos são a Análise de Discurso e a obra de Michel Foucault acerca dos discursos institucionalizados sobre a loucura.

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Publicado

07-05-2013

Como Citar

Alves, W., & Faria, A. (2013). Comunicação, Arte e Loucura: Atravessamentos discursivos em Imagens do Inconsciente. Revista Eco-Pós, 15(3), 128–143. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v15i3.875