Os diversos “Brasileiros” em revista

Autores

  • Marta Regina Maia Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i3.852

Resumo

Este artigo parte de um diagnóstico que evidencia certa gramaticalização do processo de produção da reportagem, cuja narrativa convencional, muitas vezes, contribui para a esquematização dos fenômenos sociais, traduzidos sob uma ótica instrumental, em que a rotina profissional acaba incorporando certo círculo vicioso de fontes e lugares sempre recorrentes, que corroboram esta visão. Pretende-se então discutir a produção da narrativa jornalística realizada pela revista Brasileiros, que busca alterar este discurso vigente, propondo-se a romper com a tradicional cobertura do eixo Rio-São Paulo-Brasília, triângulo preferido de cobertura dos meios de comunicação, ampliando também as fontes utilizadas, contribuindo assim para a humanização do processo de apuração das reportagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Regina Maia, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora Adjunta e Coordenadora do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Ciências da Comunicação - Jornalismo, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Líder do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq “Linguagem, narrativas e recepção. Coordenadora do Projeto de Extensão “Leitura crítica das produções midiáticas e escolares”.

Downloads

Publicado

01-04-2011

Como Citar

Maia, M. R. (2011). Os diversos “Brasileiros” em revista. Revista Eco-Pós, 13(3). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i3.852