A Representação Feminina nas Campanhas Antitabagistas do Ministério da Saúde

Autores

  • Raphael Silva Souza Oliveira Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rubens Cleto Moreira Vieira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Boanerges Balbino Lopes Filho Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i3.847

Resumo

O consumo do tabaco é responsável por grande parte da mortalidade evitável no mundo. Neste contexto, existe um intenso esforço do Governo Federal Brasileiro em promover a saúde pública por meio da implantação de estratégias de comunicação antitabagistas do Ministério da Saúde. Dados atuais mostram que há uma menor redução no número de mulheres fumantes, com relação aos homens, após o início das veiculações de imagens de Advertências Sanitárias nos Produtos de Tabaco. Por essa ótica, o presente trabalho busca analisar de que maneira as teorias relativas às identidades, abordando questões de identificação e pertencimento, podem ser importantes ao propor campanhas de comunicação que visam promover uma mobilização social em prol desta causa, com foco nas representações do gênero feminino.

PALAVRAS-CHAVE: Identidade, Questões de Gênero, tabagismo, Saúde, Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Silva Souza Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista, Especialista em Comunicação Empresarial pela UFJF e Mestrando em Comunicação e Sociedade pelo PPGCOM da UFJF, bolsista PPGCOM/UFJF. Endereço Eletrônico: raphael.paradella@gmail.com.

Rubens Cleto Moreira Vieira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pesquisador Bolsista de iniciação científica no projeto: Câncer em mulheres: tendências na mortalidade e desigualdade social no município de Juiz de Fora-MG, do Nucleo de Assessoria e Treinamento em Saúde (NATES) da UFJF. Endereço eletrônico: rclmoreira@yahoo.com.br

Boanerges Balbino Lopes Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista e professor universitário. Mestre em Comunicação pela UMESP e Doutor em Comunicação pela UFRJ. Autor de livros, professor e coordenador do curso de Especialização em Comunicação Empresarial pela UFJF e professor do Programa de Mestrado em Comunicação e Sociedade da mesma instituição. 

Downloads

Publicado

01-04-2011

Como Citar

Carvalho, R. S. S. O., Vieira, R. C. M., & Lopes Filho, B. B. (2011). A Representação Feminina nas Campanhas Antitabagistas do Ministério da Saúde. Revista Eco-Pós, 13(3). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i3.847