Tecnicidades do Observador

Autores

  • Samuel Leal PPCCOM/UFF

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.4181

Resumo

O presente artigo propõe revisitar o trajeto analítico do historiador da arte Jonathan Crary no livro Técnicas do Observador, acompanhando notadamente sua abordagem aos aparelhos ópticos desde a câmara escura até a máquina fotográfica. Em tal percurso teremos em vista transformações do que ele chama de sujeito observador, notadamente a descontinuidade que marca o advento da fotografia enquanto reterritorialização do paradigma do observador clássico. A partir de uma breve recuperação de autores que se enquadram na mesma linhagem teórica que Crary, como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Gilbert Simondon, propomos atentar para como tal reterritorialização do paradigma monocular da câmara escura pode ser explicada com base nas especificidades técnicas de tais aparelhos, cujas dinâmicas se articulam em paralelo àquelas do discurso científico analisadas no livro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Leal, PPCCOM/UFF

Samuel Leal Barquete é licenciado em Ciências Sociais e bacharel em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2009); Mestre em Sociologia com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2012); atualmente é doutorando em Comunicação na Universidade Federal Fluminense (UFF), com defesa de tese prevista para março de 2018. É membro do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Imagem e Som (KUMÃ) no Instituto de Artes de Comunicação Social (IACS) da UFF, onde fez parte da organização do 3º Colóquio Cinema, Estética e Política (2014); e coordenador adjunto no Núcleo Experimental em Antropologia e Imagem (NEXTImagem) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, onde organizou e lecionou no curso Imagem, Cinema e Antropologia ? Criação do Filme Etnográfico (2014), e é responsável pela manutenção do website. Desde 2008 participa do projeto Wederãlab, grupo que reúne sociólogos, antropólogos e realizadores em torno de atividades de formação e pesquisa no Ponto de Cultura Apowẽ, localizado na aldeia Wederã, TI Pimentel Barbosa. Sua pesquisa de mestrado surgiu do trabalho nesse grupo, e teve como objeto o processo de documentação de um ritual Xavante de iniciação na vida adulta dos adolescentes, que aconteceu entre março e outubro de 2011. A pesquisa atual no doutorado é uma continuidade desse trabalho.

Downloads

Publicado

14-09-2017

Como Citar

Leal, S. (2017). Tecnicidades do Observador. Revista Eco-Pós, 20(2), 372–382. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.4181