O mais estrangeiro de todos os brasileiros: Alberto Cavalcanti e sua jornada pelas vanguardas européias

Autores

  • Sílvio Demétrio
  • Gutemberg Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i2.4117

Resumo

Em sua formação como cineasta, Alberto Cavalcanti dialogou com algumas das principais vanguardas como o Impres- sionismo, o Surrealismo e o Construtivismo. Neste artigo busca-se apresentar um quadro histórico dessa trajetória e os pontos de inserção da estética do diretor brasileiro nesses movimentos. O contato com essa diversidade de movimen- tos foi essencial para a construção da singularidade de Cavalcanti numa perspectiva mundial assim como uma possível causa de seu relativo isolamento em relação ao grande público brasileiro para o qual ainda continua desconhecido. 

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Publicado

16-09-2016

Como Citar

Demétrio, S., & Medeiros, G. (2016). O mais estrangeiro de todos os brasileiros: Alberto Cavalcanti e sua jornada pelas vanguardas européias. Revista Eco-Pós, 19(2), 57–66. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i2.4117