Todos querem saber o que vai acontecer no próximo capítulo: Verdades Secretas, uma narrativa folhetinesca

Autores

  • Emanoeli Ballin Picolotto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Daniela Tur Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Rosângela Fachel de Medeiros Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Claudia Maira Silva de Oliveira Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.3728

Resumo

RESUMO: Verdades Secretas foi exibida pela Rede Globo no horário das vinte e três horas, que é destinado a obras de conteúdo polêmico e esteticamente mais arrojadas. Escrita por Walcyr Carrasco, a telenovela obteve grande sucesso de público e de crítica, articulando, pricipalmente, com a ideia do gancho, advindo da estrutura narrativa do folhetim. Neste artigo, busca-se identificar e analisar algumas relações formais e narrativas que a obra televisiva estebelece com o folhetim. E, para tanto, é também realizada uma breve revisão referente às transformações do gênero folhetim em relação aos adventos tecnológicos: rádio e televisão. Para analisar a estrutura narrativa de Verdades Secretas, este artigo apresenta spoilers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanoeli Ballin Picolotto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Câmpus de Frederico Westphalen. Atualmente cursa Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Mestrado em Letras - Área de Concentração: Literatura Comparada, onde é bolsista CAPES

Daniela Tur, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduada em Letras - Língua Portuguesa na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Câmpus de Frederico Westphalen. Atualmente cursa pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Mestrado em Letras na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Câmpus de Frederico Westphalen.

Rosângela Fachel de Medeiros, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Possui doutorado (2008) e mestrado (2002) em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em comunicação (1993) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul. Atualmente é professora do Mestrado em Letras / Literatura Comparada da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), atuando nas linhas de pesquisa: Comparatismo e Processos Culturais e Leitura, Linguagens e Ensino, principalmente, nos seguintes temas: cinema, audiovisual, literatura, artes, interdisciplinaridade, intertextualidade, literatura comparada, estudos culturais.

Claudia Maira Silva de Oliveira, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Formada em Letras - Língua Portuguesa, atualmente curso o Mestrado em Letras com ênfase em Literatura Comparada e também Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Com experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Africana de Expressão Portuguesa e Insentivo à Prática Leitora. Além disso, apresenta experiência em pesquisas e docência.

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

Picolotto, E. B., Tur, D., Medeiros, R. F. de, & Oliveira, C. M. S. de. (2016). Todos querem saber o que vai acontecer no próximo capítulo: Verdades Secretas, uma narrativa folhetinesca. Revista Eco-Pós, 19(3), 221–234. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.3728

Edição

Seção

Dossiê