A concepção de pré-aparelho em Vilém Flusser e os processos criativos da música experimental

Autores

  • Eduardo Nespoli Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.2910

Resumo

O presente artigo aborda o conceito de pré-aparelho na teoria de Vilém Flusser a partir da investigação dos processos criativos de transformação de dispositivos sonoros realizados no contexto da música experimental. Os discursos que emergem de manifestações como circuit bending, hardware hacking e cracked media são identificados e analisados segundo a relação que artistas estabelecem com a tecnologia. O objetivo é explorar a condição pré-aprelhística que se desdobra destas práticas, assim como verificar as consequências da materialização destes discursos nos aparatos modificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Nespoli, Universidade Federal de São Carlos

Eduardo Nespoli é doutor em artes pela Universidade Estadual de Campinas. Atua como professor do Departamento de Artes e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

20-06-2016

Como Citar

Nespoli, E. (2016). A concepção de pré-aparelho em Vilém Flusser e os processos criativos da música experimental. Revista Eco-Pós, 19(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.2910

Edição

Seção

Dossiê