Big Techs e Desinformação: entrevista com Marie Santini
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28478Palavras-chave:
Desinformação, Alfabetização Midiática, Plataformas, Opinião PúblicaResumo
Rose Marie Santini é uma das maiores especialistas em Estudos de Internet e Redes Sociais do Brasil reconhecida por prestigiadas organizações internacionais. Ela é Professora Associada da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) e Fundadora e diretora do Laboratório NetLab[1]. Segundo Santini, a internet, a falta de transparência dos protocolos das big techs e a atuação de segmentos de extrema direita na disseminação de discurso de ódio em ambientes digitais exercem papel central no agravamento dos fenômenos de desinformação. Ela reconhece a alfabetização midiática como fundamental para o combate à desinformação. No entanto, ressalta que a educação midiática deve focar mais no letramento, no uso das plataformas e no entendimento de seus modelos de negócios do que em conteúdos e fontes específicas. Nesta entrevista, ela destaca que, a despeito da importância dos meios de comunicação de massa no agendamento de pautas noticiosas, a compreensão do cenário midiático contemporâneo requer o entendimento de dinâmicas de persuasão nas redes sociais que mobilizam a opinião pública.
[1] Laboratório de Pesquisa da Escola de Comunicação da URFJ (NETLab). Disponível em: Home | NetLab UFRJ Acesso em 19 mar. 2025.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 André Luís Pires Pelliccione

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.