A guerra ensinada

estratégias discursivas do jornalismo infantojuvenil brasileiro na cobertura sobre o conflito no Oriente Médio

Autores

  • Thaís Helena Furtado Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Juliana Doretto PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v29i1.28453

Palavras-chave:

Jornalismo infantojuvenil, Guerra Israel-Hamas, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as estratégias discursivas utilizadas por veículos infantojuvenis brasileiros na cobertura do mais recente conflito entre Israel e Hamas/Palestina. Como são utilizados em escolas, esses periódicos propõem linhas de compreensão que podem influenciar o modo como as crianças entendem a guerra. Por isso, analisamos o conteúdo produzido sobre a temática em outubro e novembro de 2023 por Jornal da Criança, jornal Joca e revista Qualé logo após o início do conflito. Como principal resultado, vemos que a cobertura dá ênfase à ideia de paz, tratando as contradições que envolvem a situação de modo simplificado, em nome de suposta neutralidade. Os veículos também deixam de abordar profundamente as angústias dos leitores em relação ao sofrimento das pessoas, sobretudo o de outras crianças, geradas pela explosão de imagens sobre a guerra em outros meios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Helena Furtado , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora permanente no curso de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora do Departamento de Comunicação da UFRGS e líder do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (Nupejor); é doutora em Comunicação e Informação pela mesma universidade, autora da tese “O jornalismo infantil e o desejo de consumo: o discurso da revista Recreio”. É mestre em Letras pela UFRGS e pesquisadora cofundadora da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (Recria). É diretora do Coletivo de Jornalismo Infantojuvenil (Colo). Foi repórter e subeditora da revista Veja e editora do jornal Zero Hora.

Juliana Doretto, PUC-Campinas

Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação e no curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e mestre na mesma área pela Universidade de São Paulo. É autora de "Pequeno leitor de papel: um estudo sobre jornalismo para crianças" (Alameda). Pesquisadora cofundadora da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (Recria) e diretora do Colo (Coletivo de Jornalismo Infantojuvenil). Foi repórter e redatora do portal UOL e da Folha de S.Paulo. Bolsista de produtividade do CNPq. E-mail: jdoretto@gmail.com.

Referências

AITAMURTO, Tanja; VARMA, Anita. The Constructive Role of Journalism: Contentious metadiscourse on constructive journalism and solutions journalism. Journalism Practice, v. 12, n. 6, 2018. pp. 695-713. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17512786.2018.1473041. Acesso: 17 mar. 2024.

BERGER, Christa. Em torno do discurso jornalístico. In: FAUSTO NETO, A.; PINTO, M. J. (Org.). O indivíduo e as mídias. Rio de Janeiro: Diadorim, 1996. pp. 188-193.

BUCKINGHAM, David. A evolução da educação midiática no Reino Unido: algumas lições da história. Comunicação & Educação, v. 21, n. 1, pp. 73–83, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110715. Acesso em: 13 mar. 2025.

CABRAL, Maria Clara. O dever de informar crianças e jovens sobre a guerra. Folha de São Paulo, São Paulo, 25 out. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/10/o-dever-de-informar-criancas-e-jovens-sobre-a-guerra.shtml. Acesso em: 13 mar. 2025.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2009.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.

FARAH, Angela Maria. A Representação Visual da Criança na Imprensa Brasileira: uma Análise dos Jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. In: INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais [...]. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2099-1.pdf. Acesso em: 13 mar. 2025.

DORETTO, Juliana; FURTADO, Thais. Entrevista “interrompida” trabalho remoto, afetividade e os sentidos sobre a infância na pandemia de Covid-19. Galáxia, v. 48, n. 1, 2023. p. 1-19. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gal/a/tKFh6ggvgJkvKSqYP7MxRQj/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 17 mar. 2024.

DORETTO, Juliana; FURTADO, Thais. Os sentidos e silenciamentos sobre a primeira infância no discurso do documentário “O começo da vida”. Comunicação & Sociedade, v. 45, n. 1, 2023b. p. 45-76. Disponível em: https://revistas.metodista.br/index.php/comunicacaosociedade/article/view/443. Acesso: 17 mar. 2024.

FIGARO, Roseli et al. Arranjos jornalísticos: organização, sustentação, formas de trabalho e discurso jornalístico. In: FIGARO, Roseli; NONATO, Cláudia (org.). Arranjos jornalísticos alternativos e independentes no Brasil: organização, sustentação e rotinas produtivas. São Paulo: ECA, 2021. pp. 12-47. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003051782.pdf. Acesso em: 13 mar. 2025.

FREIRE. Paulo. Comunicação ou extensão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

FURTADO, Thais H.; DORETTO, Juliana. Criança cidadã?: os manuais de redação e as orientações sobre infância e adolescência. Mídia e Cotidiano, v. 14, n. 1, 19 fev. 2020. pp. 32-54. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38436. Acesso: 17 mar. 2025.

HABRICH Stéphanie. Uma jornada com propósito: como minha paixão pelo jornalismo infantojuvenil impacta o presente (e o futuro) da juventude brasileira. São Paulo: Magia de Ler, 2020.

JOCA. Trabalhando pela paz. Joca, edição 2015. Nov. 2023. Disponível em: https://www.jornaljoca.com.br/trabalhando-pela-paz/. Acesso em 12 mar. 2025.

MEDINA, Cremilda. O signo da relação: comunicação e pedagogia dos afetos. São Paulo: Paulus, 2006.

MENDONÇA, Maria C. Maternidade e maternagem: os assuntos pendentes do feminismo. Revista Ártemis, v. XXXI, n. 1, 2021. pp. 56-72.

OLIVEIRA, Alessandra. S. de. Participação de crianças e adolescentes na produção de conteúdo do Jornal Joca. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas). Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador: 2022.

Downloads

Publicado

22-08-2026

Como Citar

Furtado , T. H., & Doretto, J. (2026). A guerra ensinada: estratégias discursivas do jornalismo infantojuvenil brasileiro na cobertura sobre o conflito no Oriente Médio. Revista Eco-Pós, 29(1), 323–349. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v29i1.28453