Entrevista com Edgar Gómez Cruz:

uma trajetória singular entre os estudos de Comunicação e a Antropologia

Autores

  • Isabel Travancas UFRJ
  • Victoria Irisarri EIDAES/CONICET - FSOC/UBA

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27993

Palavras-chave:

Comunicação, Antropologia, Tecnologia, Digital

Resumo

Nascido no México e com um percurso de vida internacional, Edgar Gómez Cruz é um pesquisador singular. Esta entrevista, realizada virtualmente no dia 16 de setembro de 2022, percorre à sua trajetória educativa e de investigação, que abarca diferentes campos disciplinares e objetos de estudo em diversos países, do México à Espanha, da Inglaterra à Australia e, atualmente, os Estados Unidos. De modo reflexivo, Edgar dá conta das transformações em suas investigações com interesse especial no desenvolvimento de marcos teórico-metodológicos e interpretativos para o estudo do digital, recuperando a tradição latino-americana dos estudos culturais, comunicacionais, antropológicos e a aproximação com o popular. Sua interlocução nos convida a pensar sobre a necessidade de descolonizar nossas epistemologias para abordar o digital desde o sul. O intelectual também propõe um diálogo para enfrentar o desafio de desenvolver redes sustentáveis de investigação e formação de longo prazo na América Latina. Seu último livro, Tecnologías Vitales (2022), abre novas interrogações e desafios para investigar e analisar as tecnologias digitais. Estas, como propõe o autor, se tornaram vitais para a vida cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Travancas, UFRJ

É professora Associada do PPGCOM e do curso de graduação em de Produção Editorial, ambos da ECO/UFRJ. Doutora em Literatura Comparada pela UERJ, Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS do Museu Nacional e formada em Jornalismo pela PUC-Rio. É autora dos livros: O mundo dos jornalistas (Summus, 1993), O livro no jornal (Ateliê Editorial, 2001), Juventude e Televisão (FGV, 2007) e A experiência da leitura entre adolescentes (Appris, 2020).

Victoria Irisarri, EIDAES/CONICET - FSOC/UBA

Pesquisadora de Pós-Doutoramento IDAES/Conicet (2020-2023). Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2015). Mestre em Antropologia Social pela Universidad Nacional de San Martín-IDES/IDAES (2011). Bacharel em Ciências da Comunicação Social (UBA, 2000). Professora de Antropologia Social e Cultural, no curso de Ciências da Comunicação (UBA). Atua nas áreas de antropologia da cultura e antropologia da mídia.

Publicado

2022-12-18

Como Citar

Travancas, I., & Irisarri, V. (2022). Entrevista com Edgar Gómez Cruz: : uma trajetória singular entre os estudos de Comunicação e a Antropologia. Revista Eco-Pós, 25(3), 200–216. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27993