O Som em Roteiros de Curtas-Metragens Brasileiros do Século XXI

Uma Análise de Saliva e Início do Fim

Autores

  • Fabiano Grendene de Souza PUCRS

Palavras-chave:

som, roteiro, curta-metragem

Resumo

Este artigo analisa a presença do som nos roteiros de dois curtas-metragens brasileiros realizados na primeira década do século XXI: Saliva, de Esmir Filho (2007), e Início do Fim (2005), de Gustavo Spolidoro. A partir do exame dos roteiros e da comparação destes com os filmes, busca-se compreender as formas diversas de escrita do som, os objetivos expressivos de tais utilizações e sua relação com a trilha sonora das obras finalizadas. Dentre estes objetivos, destacamos, no primeiro filme, o emprego do som para construir a subjetividade de uma personagem que vivencia seu primeiro beijo e, no segundo, o uso dos ruídos para evidenciar fatos que ocorrem no espaço off, no caso, associados a uma situação de guerra.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHEVALIER, Jean. GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro, RJ: José Olympio, 2003.

FILHO, Esmir. Saliva: Sexto Tratamento do Roteiro. São Paulo, SP: não publicado, 2007.

GONÇALO, Pablo. MONTEIRO, Lucia (Orgs.). Dossiê Estudos de roteiro: histórias e poéticas entre a palavra e a imagem. Esferas, ano 11, v. 2, n. 21, mai./ago. 2021. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/issue/view/677. Acesso em: 30 jan. 2022.

LEVY, Joanise. Environment Storytelling: a articulação entre espaço e enredo. Esferas, v. 2, n. 21, p. 185-197, mai./ago. 2021. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/13119/7562. Acesso em: 02 fev. 2022.

LOCKEY, Nicholas. Antonio Vivaldi and the Sublime Seasons: Sonority and Texture as Expressive Devices in Early Eighteen-Century Italian Music. Eighteen Century Music, v. 12, n. 2, p. 265-283, set. 2017.

MELVILLE, Herman. Bartleby, o escriturário. Rio de Janeiro, RJ: Rocco, 2010.

MENDONÇA FILHO, Kleber. Três roteiros. O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2020.

GODOY, João; LIMA, Pedro; MURICY, Maria; MENDONÇA FILHO, Kleber; PARO, Iana Cossoy; SANTOS, Evelyn. O Som articulado no roteiro: Roteiros sonoros x roteiros surdos. In: Semana ABC, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YIw_uSYDGlY. Acesso em 17 jan. 2022.

PARO, Iana Cossoy. Escrever o som: busca pelo espaço do sonoro em roteiros audiovisuais. 2016, 116 p. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

SANTOS MENDES, Eduardo. Walter Murch: a revolução da trilha sonora cinematográfica. Significação: revista de cultura audiovisual, v. 33, n. 26, p 187-224, jul.-dez. 2006.

SPOLIDORO, Gustavo. Início do Fim: Primeiro Tratamento do Roteiro. Porto Alegre, RS: documento não publicado, s.d.

SPOLIDORO, Gustavo. Início do Fim: Quinto Tratamento do Roteiro. Porto Alegre, RS: documento não publicado, 2004.

Downloads

Publicado

18-12-2022

Como Citar

Grendene de Souza, F. (2022). O Som em Roteiros de Curtas-Metragens Brasileiros do Século XXI: Uma Análise de Saliva e Início do Fim. Revista Eco-Pós, 25(3), 361–384. Recuperado de https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27847